Como diminuir o estresse do dia a dia

Saiba quais hábitos adotar para diminuir o estresse e a ansiedade.
Saiba quais hábitos adotar para diminuir o estresse e a ansiedade.

O estresse e a ansiedade são reações negativas do nosso organismo que infelizmente já fazem parte do nosso dia-a-dia.

Ambos podem ser desencadeados por inúmeros fatores, como problemas no trabalho, brigas de trânsito, conflitos em relações pessoais ou sociais, utilizar transporte público, ou até mesmo pensar em nossos planos para o futuro.

A peça-chave para tratar o estresse e a ansiedade é a terapia. Buscar um profissional é sempre a melhor opção para garantir uma vida mais tranquila e a qualidade de sua saúde física e mental.

Entretanto, há também pequenas atitudes que podem ser adotadas à rotina para combater o estresse diário, e implementá-las é um ato recomendado para quase todos os indivíduos em busca de longevidade e relaxamento.

Separamos nesse artigo cinco dicas para amenizar as crises de ansiedade e estresse. Confira:

1 – Entenda a origem

Descobrir e entender os gatilhos que causam o estresse do dia-a-dia é um dos passos mais importantes para combatê-lo.

Preste atenção à sua rotina, descubra o que pode ter lhe causado mal-estar. Parece bobo, mas fazer a si mesmo a simples pergunta “Por que estou sentindo isso? O que me fez reagir assim?” pode revelar mais sobre você e seu jeito de reagir à pressão do que você possa imaginar.

Torna-se mais fácil tratar algo quando sabemos o que é.

2 – Respire fundo

Outra dica simples, mas altamente eficaz, é controlar sua respiração.

Segundo pesquisas, respirar profundamente é uma das melhores formas de controlar a ansiedade e o estresse.

Uma forma eficiente de lidar com o processo é inspirar pelo nariz, contar até cinco e depois soltar o ar pela boca contando até dez.

Dessa forma, sua psique se adaptará à “pausa” que nosso corpo fez, desacelerando seus processos internos e minimizando a ansiedade e estresse.

Quando respiramos, nossa mente se acalma e nosso coração desacelera, trazendo alívio imediato.

3 – Desenvolva hábitos saudáveis

Outra verdade simples e direta é o fato de que cuidar da nossa saúde influencia diretamente em como reagimos aos problemas e às questões à nossa volta.

Alguns indivíduos optam por adotar hábitos ruins para lidar com momentos de estresse e ansiedade, como ingerir bebidas alcóolicas, fumar ou consumir alimentos e açúcares em excesso.

Naturalmente, essas ações não só acabam não resolvendo o problema inicial, mas também podem causar danos maiores à sua saúde mental e física.

É importante adotar uma alimentação saudável, evitar hábitos prejudiciais à saúde e visitar seu médico regularmente.

A prática de exercícios também é fundamental para mover nossa mente para fora do estado de estresse. Segundo pesquisas, atividades físicas aumentam a produção de endorfina, substância natural produzida pelo cérebro que proporciona a sensação de bem-estar.

4 – Descubra o que te acalma

Quando pensamos em estresse, remetemos diretamente a coisas que não gostamos de vivenciar. Naturalmente, quando estamos em sintonia com lugares e aromas que gostamos, por exemplo, nosso corpo e mente tendem a relaxar.

Por isso, é muito importante que você descubra o que te faz bem.

Assistir filmes, ler um livro, jogar videogame, fazer caça-palavras ou até mesmo simplesmente parar e observar a natureza: todas essas atividades ajudam nosso cérebro a diminuir a inquietude do dia-a-dia e focar em elementos que nos trazem felicidade.

Um exemplo de hobbie que ajuda diretamente a amenizar o estresse e é ideal para quem gosta de trabalho manual é o tricô.

Alguns estudos comprovam que tricotar tem efeito terapêutico. Muitas pessoas que realizam esse tipo de atividade relataram que tricotam justamente para aliviar o estresse, estimular a criatividade e relaxar a mente e o espírito.

5 – Pratique meditação

É cientificamente comprovado que meditar reduz os níveis de estresse e ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono, a criatividade e a capacidade de concentração e memorização.

Além disso, a atividade também proporciona maior autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Para quem não sabe por onde começar, meditar sozinho é uma opção. Embora pareça um desafio, hoje em dia existem diversos aplicativos e vídeos gratuitos que podem te auxiliar a desligar sua mente e manter o foco no relaxamento.

Após ler essas dicas, quais dessas atividades você adotará no seu dia-a-dia para minimizar o estresse e a ansiedade? Deixe sua resposta nos comentários!

Compartilhe esse artigo com alguém que vá apreciar essas dicas e acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdo sobre saúde, longevidade e recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.