Como aumentar a sua imunidade

Como aumentar a imunidade do seu corpo.
Saiba como fortalecer seu sistema imunológico.

Como aumentar sua imunidade? Confira neste artigo 5 formas práticas!

O sistema imunológico é composto por diversas estruturas e células que têm o papel de combater infecções e doenças. Naturalmente, mantê-lo em bom funcionamento é fundamental para a nossa saúde.

A imunidade baixa traz sintomas indesejáveis como infecções e doenças recorrentes, cansaço, dores e desconfortos gerais, além de acelerar o envelhecimento.

Além disso, um sistema imunológico fraco cria oportunidades para vírus, bactérias e fungos se fixar no organismo e desenvolver problemas de saúde mais avançados.

Os métodos mais ágeis de como aumentar a sua imunidade envolvem ingerir vitaminas e nutrientes que estão em falta no seu corpo, o que portanto exige exames e acompanhamento médico para o tratamento adequado.

Entretanto, há outros meios mais simples e baratos de como aumentar a sua imunidade.

Como aumentar sua imunidade:

Mantenha-se hidratado

Beber água regularmente traz inúmeros benefícios para qualquer pessoa, e o aumento da imunidade está incluso. Sendo o líquido básico do nosso corpo, a água regula e equilibra diversas estruturas internas nossas, prevenindo assim complicações futuras.

Cuidados especiais devem ser tomados se você…:

  • Estiver tomando remédios diuréticos, pois incentivam a eliminação de líquidos, desidratando o corpo mais rápido;

  • Tiver problemas nos rins, órgão responsável pela filtragem da água;

  • Já for idoso, pois o corpo “sente menos sede” com o passar da idade;

  • Pratica alguma atividade física, pois será necessário repôr a água perdida no suor.

Cuide da sua dieta

Uma maneira bem simples de como aumentar a sua imunidade é comendo os alimentos corretos.

Visite a feira ou o setor de hortifruti do supermercado mais próximo e encha sua cesta com produtos nutritivos frescos como frutas, verduras e legumes. Você perceberá a diferença não só no seu sistema imunológico, como no seu bem-estar geral.

Evite alimentos industrializados. Vale dar mais atenção ao ômega 3, a Vitamina C e o cálcio.

Além disso, policie-se para alimentar-se regularmente, de preferência a cada 3 horas, sem pular refeições.

Tenha boas noites de sono

Um corpo descansado consegue se proteger melhor contra doenças e infecções, ou seja, tem mais imunidade.

Bons descansos regulares são fundamental para o bom funcionamento do corpo e previnem contra diversas doenças, inclusive cognitivas. Organize-se para conseguir de 7 a 9 horas de sono todas as noites.

Sono desregulado pode causar estresse, depressão e ansiedade. Modere o consumo de café, energéticos e até álcool e cigarro, pois todos esses itens podem afetar o seu sono.

Celulares, notebooks e computadores emitem luz azul, que além de prejudicar sua visão, atrasam seu relógio biológico. Por isso, quando a hora de dormir se aproximar, desligue as luzes e afaste-se dos aparelhos eletrônicos.

Evite maus hábitos

Há muitos malefícios em consumir álcool, cigarro e drogas. Esses produtos afetam seu sono, fome, órgãos internos e até seu cérebro. É fácil entender, então, que também afetam sua imunidade.

O álcool pode trazer efeitos negativos especialmente para o fígado, pâncreas e coração. Já a nicotina, por sua vez, está ligada a aproximadamente 50 doenças de gravidades diversas, abrangendo da osteoporose ao câncer.

Por fim, a maioria das drogas causa danos aos neurônios (células do cérebro), órgãos internos, e desenvolvimento de doenças psiquiátricas (como depressão ou esquizofrenia). Efeitos particulares variam de acordo com a droga utilizada, como maior risco de AVC, ataque cardíaco, insuficiência respiratória e outras emergências.

Mantenha-se ativo

Exercícios regulares, mesmo que leves, são o suficiente de como aumentar a sua imunidade

Caminhar, correr ou mesmo se alongar diariamente por 20 a 30 minutos ajuda na circulação sanguínea, fortalece ossos e músculos e estimula nosso sistema imunológico, deixando-o mais preparado para combater doenças e infecções.

Também é importante manter-se ativo socialmente, interagindo com familiares e amigos para incentivar seu sistema neurológico e psicológico, administrando assim sua saúde mental.

Se você gostou desse post, nós temos mais dicas e formas de manter-se saudável no nosso blog!

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.