5 Hábitos Saudáveis que Prolongam a Longevidade

Hábitos Saudáveis

Confira neste post, 5 hábitos saudáveis para que você tenha uma longevidade de muita qualidade!

No Brasil, os dados divulgados pelo IBGE apontam que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,3 anos. Uma métrica importante, porque apesar de não ter uma formula magica para prolongar nossa longevidade, estudos apontam que alguns hábitos podem nos beneficiar.

Por isso, separamos 5 desses hábitos neste artigo.

Dicas de Hábitos Saudáveis

  1. Tenha uma alimentação saudável

Sabe aquele ditado que “somos o que comemos”, pois bem, ele nunca fez tanto sentindo quando se fala sobre longevidade e saúde.

Para isso, precisamos cortar o consumo de alimentos industrializados. Dessa forma, prefira alimentos naturais, de preferência frescos.

Faça a ingestão de alimentos com fibras, por exemplo, arroz e feijão, verduras, legumes, frutas, carnes, peixes.

Faça uma refeição bem colorida e livre de industrializados.

  • Beba bastante água

Manter-se bem hidratado é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, nossa hidratação evita dores de cabeça, cansaço e ainda previne doenças.

Para você não esquecer de beber água, confira nossas dicas:

  • Leve sempre com você uma garrafinha de água;
  • Deixe uma caneca ou copo na mesa do trabalho;
  • Coloque um despertador no celular de tempo em tempo.

Essas dicas vão ajudar você a se lembrar de se manter hidratado ao longo do dia.

Portanto, como sabemos nosso corpo é 75% formado de água. Por isso ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Pois, ela evita cãibras, fadiga, tontura, dor de cabeça.

Além disso, edemas e inchaço também podem ser resultado de falta de água, pois o organismo tende a reter água no organismo, como mecanismo de defesa.

Por isso, beba pelo menos dois litros de água por dia e tenha mais saúde. A água ajuda a manter a pressão arterial equilibrada.

  • Exercite-se, mesmo que com pouco esforço

Alguns especialistas recomendam 150 minutos de exercícios por semana. Entretanto, você não precisa começar com este tempo, pode ser bem menos.

Comece por leves caminhadas, com horários fixos, dessa forma seu corpo começa a se acostumar.

Se você tiver mais tempo, vá aumentando as atividades. Você vai sentir os benefícios logo, como aumentar resistência, prevenir doenças, evitar sintomas de depressão, fortalecer os ossos.

O que não pode mesmo é ficar parado.

  • Cuide bem do seu sono

Uma noite de sono ruim com certeza vai prejudicar sua concentração no dia seguinte, causar cansaço, dores de cabeça, irritação e estresse. E tudo isso é prejudicial a sua saúde.

Além disso, a agravação desses problemas pode ter consequências mais graves, como aumentar o diabetes, ganho de peso, aumento da a pressão arterial, problemas vasculares e até depressão

Algumas simples praticas podem te ajudar a ter uma boa noite de sono. Por exemplo, beber pouco café, não comer ou beber demais à noite, não se estressar, não dormir de dia, entretanto você pode tirar sua soneca após o almoço.

  • Livre-se do cigarro e bebidas alcoólicas

Além do seu cigarro causar males terríveis ao seu organismo, também atingi das pessoas ao seu redor.

Um estudo da University College London, do Reino Unido, descobriu que a exposição à fumaça do cigarro dos outros pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico.

Com isso, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.

De outro lado, está a bebida alcoólica. Capaz de provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepáticos, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com riso de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade. 

Dessa forma, seguindo estas dicas que abordamos neste artigo você terá uma longevidade ainda mais saudável e de qualidade.

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

5 Hábitos Saudáveis que Prolongam a Longevidade 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.