Aguarde, estamos validando seus dados

Muletas: saiba como escolher o tipo certo

Saiba quais são os principais tipos de muletas e qual a diferença entre eles.
Saiba quais são os principais tipos de muletas e qual a diferença entre eles.

As Muletas são equipamentos que auxiliam na locomoção de alguém que não pode usar as pernas ou pés como apoio.

O acessório funciona ao sustentar o peso dos membros inferiores com os superiores, portanto não é recomendado para indivíduos com fraqueza nos braços ou pouca massa muscular.

O uso de muletas garante a mobilidade de pessoas sem membros inferiores ou cujos mesmos se recuperam de uma cirurgia ou lesão, permitindo a suspensão do pé e distribuição total ou parcial do peso.

As axilares e canadenses são as muletas mais conhecidas e cada uma atende uma necessidade específica.

Devido à quantidade de peso exercido nos membros superiores, escolher o tipo correto de muleta evitará formigamentos, dormências e dores nos ombros, cotovelos e axilas.

Nesse post, você aprenderá a diferença entre muletas auxiliares e canadenses e qual é a mais indicada para seu caso.

Muletas axilares

As muletas para axilas são baratas, fáceis de usar e permitem a regulação de altura.

Esse tipo é o mais indicado para lesões temporárias e recuperações cirúrgicas. Os indivíduos que precisam desse modelo não podem exercer peso algum nos pés ou perna.

Apesar do nome, não se deve aplicar peso na axila. Os membros inferiores devem ser sempre sustentados pelos superiores.

Se as axilas sustentarem o peso das pernas, os músculos e nervos dos ombros e braços podem acabar temporariamente ou até permanentemente lesionados.

Muletas canadenses

Também chamado de muleta de antebraço ou de cotovelo, esse modelo é mais utilizado quando os membros precisam de um tempo maior de recuperação.

O apoio para o antebraço permite que o indivíduo solte as muletas para realizar atividades e segure-a de novo. Também é possível subir e descer escadas e se locomover em áreas menos uniformes.

Por esses motivos, as muletas canadenses também são utilizadas por pessoas sem membros inferiores ou com lesões permanentes, pois trazem mais liberdade.

Esse tipo também é indicado para quem pode encostar os pés no chão, mesmo que aplicando pouco peso.

Cuidados ao usar muletas

No caso de utilizar apenas uma muleta, sempre a posicione no lado oposto à lesão, ou seja, do lado da perna saudável.

Se possível, peça ajuda de um médico ou enfermeiro para regular a altura da muleta pela primeira vez.

A almofada da muleta não deve tocar sua axila. Deixe um espaço de pelo menos três dedos entre as duas. O apoio da mão deve estar nivelado com a cintura.

Se precisar sair de casa, nivele as muletas enquanto calça os sapatos que você geralmente usa. Use alturas diferentes para sandálias e sapatos.

Se precisar subir ou descer escadas, priorize as que tiverem corrimão. Apoie-se no pé saudável, puxe-se com o corrimão com uma mão e apoie-se nas muletas com a outra. Se as escadas não tiverem corrimão, peça ajuda de alguém.

Caso precise usar muletas após cirurgias planejadas, adquira seu equipamento com antecedência e pratique andar, sentar-se ou levantar-se de cadeiras e subir ou descer escadas.

Dê preferência a locais com elementos de acessibilidade como elevadores, rampas e corrimões.

Onde comprar ou alugar muletas em Belém?

Consulte um médico para determinar qual o melhor tipo de muleta para a sua situação, assim evitando futuras lesões e problemas nos músculos e nervos.

Se sua necessidade for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.

A Loca Hospitalar aluga muletas, andadores, cadeiras de rodas, camas hospitalares e outros acessórios para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.

Você pode alugar sua muleta sem sair de casa! Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *