JANEIRO BRANCO: CUIDADOS PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL

janeiro branco

Janeiro Branco, campanha criada com objetivo que tratar sobre Saúde Mental.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano.

Portanto, a depressão pode alcançar de 20% a 25% dos brasileiros. Por outro lado, a ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico, por exemplo.

Por isso, preparamos este post para falar mais sobre:

  • O que é saúde mental?
  • Por que janeiro branco?
  • Cuidados para potencializar sua saúde mental

Vamos lá!

O que é Saúde Mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é

“o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.”

Dessa forma, um indivíduo que tem uma mente saudável, compreende que não existe a perfeição e que todos os seres humanos possuem limites. Também compreende que a vida real é regada de diversas emoções, como por exemplo: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

Entretanto, ressaltamos que as pessoas são plenamente capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio. Contudo, também sabem procurar ajuda quando possuem dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Portanto, saúde mental pode ser resumida em:

  • Estar bem consigo mesmo e com seus familiares, colegas, amigos e qualquer outro;
  • Entender os desafios da vida;
  • Saber lidar com as emoções. Sejam elas boas ou ruins;
  • Reconhecer o próprio limite;
  • Buscar ajuda quando necessário.

Por que Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha como a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul.

Dessa forma, esta campanha foi criada com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Além disso, uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Como cuidar da sua saúde mental?

Sem dúvida ter saúde mental é algo essencial e indispensável para que você possa afirmar categoricamente que goza de saúde plena e completa, e isso vai muito além da ausência de transtornos ou deficiências físicas.

Por isso, separamos algumas dicas são essenciais para que você possa começar a ter uma vida mais saudáveis. Confira, por exemplo:

  1. Pratique o Autocuidado;
  2. Aceite-se como você é, não queira viver a vida do outro;
  3. Pratique atividades físicas;
  4. Mantenha uma alimentação saudável;
  5. Adquira novas habilidades;
  6. Reserve um tempo com sua família e amigos;
  7. Preze sempre por uma boa noite de sono;
  8. Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;
  9. Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

A maioria das pessoas pensa em “doença mental” quando ouve falar de “saúde mental”. No entanto, a saúde mental é mais importante do que nenhuma doença mental.

Quem tem saúde mental sabe que ninguém é perfeito, todo mundo tem limitações e não dá para ficar satisfeito com tudo.

Portanto, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à sua resposta às necessidades da vida e como ela coordena seus desejos, habilidades, ambições, pensamentos e emoções.

Gostou do nosso artigo de hoje? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles fiquem por dentro das novidades!

JANEIRO BRANCO: CUIDADOS PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.