5 Dicas para escolher sua Cadeira de Rodas com Assertividade

cadeira de rodas

O mercado oferece diversos modelos de cadeira de rodas. Pode ser que em algum momento você deve ter sentido perdida para escolher a sua.

Por isso, escrevemos este artigo para com as melhores dicas para você ter assertividade na escolha da sua cadeira de rodas.

Vamos lá!

Dicas para escolher sua cadeira de rodas

Para escolher a cadeira de rodas ideal é preciso considerar algumas questões. Por exemplo, o indivíduo quer ter mais independência em ambientes externos? Esse equipamento será transportado em um carro ou ônibus? Há necessidade de cuidador para impulsionar a cadeira?

Portanto, para que a escolha atenda todas as necessidades da pessoa com deficiência física, fique atento as seguintes avaliações que ajudam na escolha certa.

  1. Nível da deficiência física

Antes de mais nada, precisamos entender quais as condições físicas do usuário. Por isso, a consulta médica é essencial para obter as avaliações de saúde necessárias, e assim escolher o produto que melhor atende às necessidades da pessoa com deficiência física.

Além disso, é preciso avaliar o grau de limitações que o indivíduo tem do próprio corpo para escolher entre um modelo manual ou motorizado.

Portanto, verifique se o usuário da cadeira de rodas possui:

  • Presença do controle do tronco;
  • Força nos membros superiores para impulsionar a cadeira de rodas;
  • Controle das mãos para manusear os comandos da cadeira de rodas motorizada.
  • Medidas do usuário e tamanho da cadeira de rodas

Existe uma variedade de modelos e tamanhos de cadeiras de rodas disponíveis no mercado que podem atender crianças e adultos com diferentes patologias e necessidades individuais.

Portanto, para não escolher por um modelo menor ou maior que o necessário, fique atento as medidas do usuário da cadeira de rodas:

  • Largura do quadril;
  • Comprimento da coxa;
  • Comprimento da perna.

Logo depois de entender as medidas do corpo, é preciso estar atento ao tamanho da cadeira de rodas. Por exemplo:

  • Largura do assento;
  • Profundidade do assento;
  • Altura do encosto;
  • Comprimento do apoio de braços.
  • Acessibilidade e mobilidade

Para quem acredita que a escolha de uma cadeira de rodas deve levar em conta somente as características do usuário ou da cadeira de rodas em si, está muito enganado. Ou seja, é preciso estar atento à acessibilidade dentro de casa também.

Portanto, se possui escadas ou rampas. Caso a moradia não tenha rampas de acesso, é importante optar por um modelo de cadeira de rodas que seja leve e fácil de ser erguido. Dessa forma, será possível transpor os degraus com facilidade.

Além disso, caso o usuário resida em um prédio com elevador leve em consideração se o prédio possui elevador, é essencial verificar quais são as dimensões e se é acessível para entrada de uma cadeira de rodas.

  • Utilizando a cadeira de rodas dentro de casa

É importante verificar as medidas do local e do próprio produto pode ajudar a optar por modelos que possam se movimentar com facilidade entre as peças do ambiente, com toda mobilidade que o usuário necessita.

É preciso avaliar tudo o que pode dificultar a acessibilidade, tanto na área interna, como na área externa da casa, com intuito de minimizar as dificuldades de locomoção da pessoa com deficiência física dentro de casa.

  • Utilizando a cadeira de rodas em locais externos

Pense sobre os locais externos onde a cadeira de rodas será utilizada, diante isso você pode optar por modelos que possam oferecer o maior grau de autonomia possível para impulsionar o equipamento.

Por isso, analisar os locais de uso ajuda a compreender sobre escolhas de modelos e opções de acessórios que levem em conta o conforto, segurança e manobrabilidade da cadeira de rodas na rua.

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher sua cadeira de rodas, verifique nossa seleção de cadeiras de rodas. Alugue a sua de forma fácil, rápida e segura AQUI.

5 Dicas para escolher sua Cadeira de Rodas com Assertividade 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.