4 Cuidados Essenciais com Acamados

cuidados com acamados

Os cuidados com acamados deve ser uma tarefa de muita atenção especial.

Devido ao estado de saúde, eles precisam de apoio, paciência e compreensão.

Além disso, os cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento.

Por isso, manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos é essencial para que tenham uma breve e ótima recuperação.

Entretanto, essas pessoas precisam também de apoio moral, portanto trabalhar a auto-estima pode ajudar muito na melhora do estado do paciente.

Para manter a pessoa confortável e, ao mesmo tempo, prevenir desgaste e dores nas articulações do cuidador, por isso preparamos este artigo com diversas dicas para ajudar você nesta jornada.

Dicas de Cuidados com Acamados

Como garantir uma boa higiene do paciente acamado

Pacientes acamados podem precisar de ajuda na hora do banho e escovar os dentes. Além disso, deve manter as unhas aparadas e o cabelo bem cuidado.

Para isso, você pode montar uma rotina de cuidados, por exemplo:

  • Dar banho, pelo menos de 2 em 2 dias.
  • Lavar o cabelo, no mínimo, 1 vez por semana.
  • Trocar a roupa todos os dias e sempre que estiver suja;
  • Trocar os lençóis a cada 15 dias ou quando estiverem sujos ou molhados.
  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, especialmente após comer.
  • Cortar as unhas dos pés e das mãos, 1 vez por mês ou sempre que necessário.

Cuidados com alimentação

A alimentação da pessoa acamada deve ser adequada ao seu estado e condições de saúde, mas uma boa dica é realizar as refeições sempre no mesmo horário de fazia antes.

Dessa forma, esteja atento, por exemplo, se o paciente consegue ingerir alimentos sólidos, caso contrário, você pode amassa-los para que seja mais fácil a ingestão.

A mesma forma, se ele tiver dificuldades de ingerir líquidos, uma boa opção seria oferecer em forma de gelatina. Entretanto, é muito importante oferecer líquidos mesmo que ele não peça, para que ele se mantenha hidratado.

Lembre-se, também, de posicionar a cama na elevação correta para que facilite a alimentação.

Cuidados com a pele

Como o paciente acamado passa bastante tempo em uma única posição isso pode ocasionar lesões na pele.

Portanto, observe se há lugares onde a pele parece avermelhada. Você pode aproveitar a hora do banho para isso.

Caso o paciente apresente vermelhidões na pele, providencie um colchão pneumático, por exemplo. Pois, suas células inflam alternadamente a cada 5 minutos de maneira silenciosa e com pouquíssima vibração, fazendo com que o corpo receba uma massagem e promova uma melhor circulação sanguínea nos tecidos inativos. Portanto, previnem e curam escaras.

Como escolher o melhor modelo de cama hospitalar

As camas hospitalares possuem características específicas. Por isso, é muito importante estar atento aos detalhes e principalmente as necessidades do paciente.

Portanto, a escolha da cama ajuda no tratamento e garantir conforto e segurança a pacientes e idosos.

Dessa forma, considere o tamanho, forma de funcionamento, opções de ajustes, tipo de material da estrutura e do colchão.

Os tipos mais comuns de cama hospitalares são:

  • Cama elétrica com elevação;
  • Cama elétrica sem elevação;
  • Cama articulada manual.

Uma cama hospitalar oferece uma enorme melhora na qualidade de vida geral do paciente, além de facilitar o trabalho de todas as pessoas envolvidas nos cuidados com este paciente.

Dessa forma, neste artigo, vimos quais são os cuidados essenciais que devemos ter com nosso parente que estar em uma cama hospitalar. Mesmo que eles sejam cuidados por um profissional é importante estar atento.

Se você gostou das nossas dicas de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para eles ficarem por dentro das novidades!

4 Cuidados Essenciais com Acamados 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.