Cuidados com peles de acamados

Como evitar surgimento de escaras em acamados
Como evitar surgimento de escaras em acamados

Cuidados com a pele de acamados deve ser mais um passo na rotina. São diversos fatores podem exigir que um indivíduo fique acamado por determinado período, desde recuperação cirúrgica a fraqueza muscular.

Entretanto, além da atenção aos medicamentos e à alimentação, outro ponto que precisa de cuidado especial é a pele dos acamados. Permanecer deitado ou sentado por longos períodos não é natural para nosso corpo, o que pode causar o surgimento de lesões por pressão.

Também chamadas de úlceras de pressão ou escaras, essas feridas são muito dolorosas e levam muito tempo para cicatrizar totalmente, causando desconforto e estresse não só à pessoa afetada, mas aos seus cuidadores também.

Por conta disso, é muito mais benéfico, barato e confortável prevenir o surgimento de escaras do que tratá-las após seu surgimento.

Aqui vão algumas dicas de cuidados com a pele de acamados a fim de evitar lesões por pressão:

5 Cuidados com a pele de Acamados

Eleve a cama

No caso de camas hospitalares, é possível modificar a elevação de algumas partes do equipamento para incentivar o fluxo sanguíneo do corpo. Esse é um método de prevenção de escaras.

Elevar a cabeceira da cama, inclusive, facilita a expansão dos pulmões, ajudando na respiração.

Há diversos modelos de camas hospitalares, sendo o manual e o elétrico os mais conhecidos. A diferença entre estes é o método utilizado para ativar as elevações: um a manivelas, e outro por energia elétrica.

Mude o decúbito

A mudança de decúbito (posição ao deitar) é uma maneira simples e prática de aliviar a pressão exercida em algum lado do corpo.

É recomendado que mude a posição da pessoa acamada a cada duas horas, no mínimo, alternando entre as posições “de lado” e “barriga para cima”.

Use almofadas

Almofadas e travesseiros são recursos básicos e acessíveis para aumentar o conforto da pessoa acamada e também prevenir escaras. Ao repousar partes do corpo, alivia-se a pressão de forma rápida e eficaz.

De lado, o ideal é posicionar um travesseiro entre as pernas e um à frente da pessoa, apoiando o braço. Já de barriga pra cima, uma almofada baixa debaixo dos joelhos e uma apoiando os tornozelos já bastam.

Verifique e cuide da pele regularmente

Escaras têm diferentes estágios de gravidade dependendo de quanto tempo demoram para ser tratadas. Por isso, é fundamental identificar uma lesão por pressão em seus estágios iniciais, quando são mais fáceis de cuidar.

Para isso, observe a pele diariamente procurando por partes vermelhas que não voltam à cor normal mesmo após aliviar a pressão. Esse é o primeiro sintoma das úlceras, indicando que é hora de agir para evitar a evolução das feridas.

Além disso, mantenha a pele hidratada e seca constantemente. Faça massagens regulares nas áreas que sofrem mais pressão e aplique cremes hidratantes. Preste atenção extra às partes mais pressionadas, como tornozelos, nuca, cotovelos e joelhos.

Quando recomendado por profissionais de saúde, é possível também utilizar curativos especiais e outros materiais específicos para a prevenção do surgimento de escaras.

Use um colchão pneumático

Também chamado de colchão casca-de-ovo, o colchão pneumático alterna a pressão aplicada no corpo, não exigindo assim a mudança de decúbito e ainda prevenindo úlceras de pressão. O equipamento é motorizado e funciona com energia elétrica.

Trata-se de um investimento de ótimo custo-benefício, pois o tratamento de escaras é longo, desconfortável e doloroso à pessoa afetada.

Esses são os principais cuidados com a pele de acamados! Se você gostou dessas dicas, compartilhe em suas redes sociais.

Comprar ou alugar colchão pneumático?

Se sua necessidade por um colchão pneumático for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.

A Loca Hospitalar aluga colchões pneumáticos, camas hospitalares, cadeiras de rodas e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.