Como levantar uma pessoa acamada

Como levantar uma pessoa acamada sem guincho
Como levantar uma pessoa acamada sem guincho

Uma pessoa acamada pode chegar a essa situação seja para recuperar-se de acidentes ou cirurgias, seja devido à idade avançada, vários fatores podem levar uma pessoa a ficar de cama. Porém, se a pessoa tiver condições de deixar o leito para realizar tarefas como banho e passeios, é fundamental aproveitar essa oportunidade de movimentar o corpo.

Muitos problemas podem surgir ao ficar muito tempo deitado, como a atrofia muscular, o enfraquecimento de ossos e nervos e o surgimento de feridas na pele causadas pela pressão prolongada nos mesmos pontos, lesões também chamadas de escaras.

Por isso, é fundamental virar a pessoa na cama a cada duas horas, e se possível na mesma frequência colocá-la em uma cadeira e vice-versa, sendo de rodas ou não. Esses movimentos incentivam o fluxo sanguíneo e exercitam, mesmo que levemente, os músculos e nervos.

Um indivíduo acamado, entretanto, pode apresentar fraqueza e dificuldade de levantar, sentar e se locomover. Por isso, é preciso muito cuidado para remover e retornar a pessoa à cama.

Há alguns acessórios que auxiliam nesse processo, chamados acessórios de transferência. Há cintos, lençóis e até guinchos que ajudam a transportar a pessoa da cama para uma cadeira, sendo de rodas ou não, e vice-versa.

Porém, se você está cuidando de uma pessoa acamada e não possui esses acessórios, aqui vai um passo-a-passo de como removê-la e recolocá-la na cama da forma mais segura.

Certifique-se de que o indivíduo está consciente e pode ser levemente erguido por você antes de começar. Também é recomendado dobrar os joelhos e focar seus esforços nas pernas, não na coluna, para evitar lesões e dores.

  1. Como levantar uma pessoa acamada sem acessórios de transferência

Primeiro passo: Posicione uma cadeira ao lado da cama e a imobilize para que não seja arrastada. Se for uma cadeira de rodas, trave as rodas; se não for, encoste-a na parede ou em um móvel fixo e firme.

Segundo passo: Puxe a pessoa deitada para a beira da cama. Cuidado para não ser muito bruto, pois a pele pode estar sensível dependendo da condição de saúde do indivíduo.

Terceiro passo: Passe um braço por trás das costas da pessoa, na altura dos ombros, e puxe-a pelas costas para sentá-la na cama. Use o outro braço como apoio nas axilas, facilitando seu movimento.

Quarto passo: Continue apoiando as costas da pessoa com um braço. Com o outro, puxe os joelhos da pessoa para que ela fique sentada na beira da cama, com as pernas para fora.

Quinto passo: Arraste a pessoa levemente para fora da cama, fazendo com que seus pés toquem o chão. Tome cuidado especial se a cama arrasta facilmente, pois o peso da pessoa pode empurrá-la e ocasionar uma queda.

Sexto passo: Abrace a pessoa por debaixo dos braços e agarre a barra da calça. Se a pessoa puder usar os braços, peça que se agarre no seu pescoço.

Sétimo passo: Levante a pessoa, vire seu corpo e lentamente a repouse na cadeira. Ajuste-a na cadeira puxando-a para o encosto.

  1. 2. Qual a melhor cama para uma pessoa acamada?

O ideal para alguém acamado seria um leito que permitisse a elevação de membros, assim incentivando o fluxo sanguíneo, e facilitasse a transferência da pessoa pelo cuidador, o que pode ser alcançado através da regulagem de altura.

Portanto, a melhor cama para uma pessoa acamada seria uma cama hospitalar.

Se sua necessidade por uma cama hospitalar for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.

A Loca Hospitalar aluga camas hospitalares, andadores, cadeiras de rodas e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *