Como cuidar de um usuário de cadeira de rodas

Cuidados específicos com cadeirantes
Cuidados específicos com usuários de cadeiras de rodas

No dia a dia, a dificuldade de locomoção encontrada por usuários de cadeira de rodas gera bastante desgaste. Por isso, oferecer em casa um ambiente em que eles possam viver com o máximo de independência é essencial para gerar confiança, conforto e qualidade de vida.

Além dos cuidados com a manutenção dos diferentes tipos de cadeiras de rodas e as adaptações a serem realizadas na residência, é importante ter em mente que a sua atitude importa bastante.

Aqui vão algumas dicas de cuidados específicos com cadeirantes para maximizar seu conforto, saúde e independência.

Conheça melhor as limitações do cadeirante

Antes de tomar qualquer medida, é importante saber as limitações de cada um.

É importante ter conhecimento de quanto tempo será necessário o uso da cadeira de rodas, dessa forma entendendo qual será a melhor opção para o próximo passo.

Ofereça um ambiente adaptado

Mesmo que o uso da cadeira de rodas seja por um tempo determinado, é importante oferecer um ambiente com todos os acessórios necessários para que ele possa realizar suas tarefas diárias sem a necessidade de pedir ajuda.

Os corredores e espaços nos cômodos devem ter mais espaço, portanto menos móveis. Isso possibilita que a circulação ocorra com mais conforto.

Auxilie somente se for necessário

É importante ter claro que as pessoas que estão usando cadeira de rodas não são incapazes.

É válido deixá-las livres para se adaptar durante o período necessário de uso da cadeira. Se precisarem de ajuda, provavelmente vão pedir.

Inspecione a pele regularmente

Quando o período de uso da cadeira de rodas será longínquo, é importante estar atento aos sinais do corpo, como vermelhidão ou qualquer tipo de alteração da pele.

Se uma mancha vermelha for encontrada e desaparecer rapidamente após aliviar a pressão na área, não há motivos para preocupações. No entanto, se a mancha vermelha (eritema) permanecer, esse pode ser o primeiro sinal de uma possível lesão na região e um olhar mais atento deverá ser mantido sobre aquele local.

Mude a posição com regularidade

Os cadeirantes geralmente apresentam uma má circulação abaixo da cintura, por isso é importante mudar de posição ou fazer leves movimentos. Por exemplo, levantar a parte inferior da cadeira ou mudar a posição das pernas a cada vinte ou trinta minutos.

Essa estratégia permite que o sangue flua normalmente por alguns segundos e já significará muito para que a circulação do paciente melhore.

Faça a escolha consciente da Cadeira de Rodas

Existem diversos tipos de Cadeiras de Rodas no mercado e por isso é importante saber qual a melhor escolha a ser feita.

Nem sempre a opção que aparenta ser a mais adequada é a melhor para o usuário! Na verdade, existe uma necessidade particular para cada pessoa!

Para ter mais segurança na escolha, converse sobre o motivo que o levou a precisar usar a cadeira de rodas e por quanto tempo irá utilizá-la. Dessa forma, o consultor poderá indicar a melhor cadeira e melhor plano de aluguel do equipamento.

Ao adquirir sua cadeira de rodas, deve-se levar em consideração o peso do usuário, capacidade cognitiva e motora, além do ambiente onde ela irá ser utilizada.

Prefira alugar a Cadeira de Rodas

Se está usando cadeiras de rodas apenas para recuperação de acidentes ou cirurgias, você terá que arcar com outras despesas tais como remédios, exames e cuidador especializado. Portanto, alugar o equipamento por um período determinado significa maior custo-benefício.

Comprar ou alugar cadeira de rodas?

Se sua necessidade por uma cadeira de rodas for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.

A Loca Hospitalar aluga cadeiras de rodas, camas hospitalares, andadores e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.