Colchão Pneumático ou Colchão Casca-de-Ovo: Qual escolher?

Colchão Pneumático ou Colchão Piramidal?

Uma preocupação frequente no cuidado de acamados são as escaras, feridas que surgem na pele ao passar longos períodos em uma mesma posição.

Também chamadas de úlceras de pressão, essas lesões podem se tornar graves se não tratadas e exigem equipamentos especiais para serem combatidas adequadamente.

Para tratar e evitar escaras, dois tipos de colchão são comumente citados: o pneumático e o casca-de-ovo. Ambos têm características distintas e lidam com as úlceras de pressão de maneira diferente.

Continue lendo este artigo e descubra as diferenças entre colchão pneumático e casca-de-ovo, e qual escolher de acordo com cada caso.

Colchão Casca-de-Ovo

Também chamado de colchão piramidal ou caixa-de-ovo, o nome vem do formato de sua espuma ondulada que lembra as caixas de isopor que contém ovos.

Esse equipamento é mais robusto, barato e previne o surgimento de escaras ao distribuir a pressão do corpo pelo colchão. Seu uso pode aliviar dor nas costas, dor no corpo e má circulação sanguínea.

Apesar disso, o colchão casca-de-ovo é mais difícil de limpar, além de ser mais suscetível ao surgimento de ácaros.

Os colchões piramidais aliviam a pressão do corpo de forma generalizada, sem alternância, e podem se desgastar com o tempo, perdendo sua efetividade contra as escaras.

Colchão Pneumático

O colchão pneumático conta com um motor que gera ciclos de inflagem e desinflagem de bolsas de ar, aliviando a pressão do corpo de forma alternada, constante e confortável.

Esse equipamento é ideal no cuidado de acamados, visto que alivia dores nas costas, dores no corpo e má circulação sanguínea tal qual um colchão piramidal, mas sem os pontos negativos.

Por exemplo, o colchão pneumático é impermeável, facilitando sua higienização e impedindo a habitação de ácaros.

A alternância das bolsas de ar permitem aliviar a pressão em diferentes áreas do corpo, o que previne o surgimento de escaras e ainda auxilia na recuperação das já formadas.

O motor no colchão pneumático é de fácil utilização, tem baixo consumo de energia e ruído mínimo, podendo ser utilizado durante a noite sem que isso perturbe o sono do acamado. Seu uso constante é inclusive recomendado para prevenção completa às escaras.

Qual é o melhor?

Em uma avaliação objetiva, o colchão pneumático se revela um investimento superior, com maior custo-benefício se comparado ao colchão piramidal ou casca-de-ovo.

Ao cuidar de acamados, considere estas diferenças ao escolher o tipo de colchão a ser utilizado durante o tratamento ou a recuperação. Se possível, considere adquirir um colchão pneumático.

Comprar ou alugar colchão pneumático?

Apesar dos pontos apresentados nesse artigo, incertezas podem surgir quanto ao tempo de uso, principalmente considerando as diferenças de preço.

Entretanto, se a sua necessidade por um colchão pneumático for temporária, não é preciso comprar o equipamento. Há diversos estabelecimentos que oferecem locação de materiais hospitalares, entre eles colchões pneumáticos.

O aluguel de um colchão pneumático permite reservar e utilizar o equipamento apenas por algumas semanas ou meses.

Alugue seu colchão pneumático com a LocaHospitalar!

Ao alugar seu equipamento hospitalar, é importante confiar em marcas com autoridade, anos de mercado, histórico excelente de satisfação e certificação da ANVISA.

A LocaHospitalar aluga colchões pneumáticos, camas hospitalares, cadeiras de rodas e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando exemplarmente cada equipamento antes e depois da entrega.

Onde alugar colchão pneumático em Belém

Você pode alugar colchão pneumático diretamente em nosso site de forma 100% digital.

Presencialmente, atendemos Belém e Região Metropolitana (RMB) através de nossas duas filiais:

  • Unidade Belém: Travessa Mauriti, 3148A;

  • Unidade Ananindeua: Cidade Nova 8, Alameda Tokio, 8B.

Entre em contato conosco também pelo WhatsApp: (91) 98706-6083

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.