Cadeira de rodas: saiba como preservar a sua

Cadeira de Rodas: descubra cuidados de conservação e armazenamento
Cadeira de Rodas: descubra cuidados de conservação e armazenamento

As cadeiras de rodas são equipamentos fundamentais para a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, transformando-a em um objeto indispensável para a adequação do usuário na sociedade e em sua vida de forma independente.

Por isso, a manutenção da cadeira de rodas precisa ser feita regularmente, para manter a sua funcionalidade e preservar a segurança de seu usuário. Além disso, a conservação prolonga sua vida útil e você acaba economizando, principalmente no caso de cadeiras alugadas.

Confira as dicas que trouxemos neste artigo para os cuidados de preservação para sua cadeiras de rodas:

Atenção ao armazenamento da sua cadeira de rodas

As cadeiras de rodas são equipamentos importantes na vida de uma pessoa com mobilidade reduzida. Por isso, precisam ser guardadas em lugares adequados para que não prejudique seu funcionamento, evitando danos que poder ser irreversíveis.

As cadeiras de rodas devem ser guardadas longe de exposição solar, para que não resseque ou rache o material, nem oxide os pneus.

Já lugares com muita umidade podem causar danos, principalmente em cadeiras motorizadas, visto que podem comprometer os motores e toda sua parte eletrônica.

O ideal é que o equipamento seja guardado em lugares frescos e com boa circulação de ar.

Conservação da tapeçaria

A parte estofada da cadeira, como o assento e o encosto, é uma das partes mais suscetível à deterioração pelo tempo. É importante mantê-las em ordem, já que são importantes para o conforto do usuário.

A limpeza deve ser feita regularmente, apenas com álcool líquido 70°. Nunca use água sanitária, ou algum tipo de material de limpeza que possa manchar o tecido.

Higienização correta

A higienização da cadeira de rodas também é crucial não só para seu melhor desempenho, já que a sujeira pode atrapalhar seu funcionamento, mas também porque, sem a limpeza adequada, a cadeira pode acumular fungos e bactérias que podem ser prejudicais para a saúde do seu usuário.

Por isso, o jeito correto de efetuar a limpeza em uma cadeira de rodas manual é utilizar um pano úmido e álcool, lembrando sempre que a cadeira não pode ficar molhada, já que pode comprometer o equipamento.

No caso das cadeiras motorizadas, o cuidado é ainda maior. Se atente a não usar água excessiva e prefira os cuidados com pano seco.

Cuidados com os pneus

Uma das partes mais importantes da cadeira de rodas, os pneus proporcionam estabilidade para o usuário e ajudam em sua locomoção. Por isso, é importante que também estejam sempre em ótimo estado, para que a cadeira tenha total mobilidade.

Uma cadeira com os pneus danificados ou não calibrados, em caso de cadeira de rodas com pneu inflável, deixam a cadeira mais pesada, dificultando o seu uso, além de poder causar acidentes.

Por isso, a calibragem dos pneus deve ser feita a cada 15 dias, com as especificações de 45 libras para os pneus traseiros e 35 os dianteiros. Essa calibragem pode ser feita em locais especializados, borracharias ou até postos de gasolina.

A preservação da cadeira de rodas é muito importante para o bem-estar do usuário e funcionamento do equipamento, pois isso garante o total conforto ao paciente.

Confira nosso blog para mais dicas sobre equipamentos hospitalares, dicas de saúde e bem-estar!

Você mora em Belém ou região metropolitana e está precisando de uma cadeira de rodas? Entre em contato conosco e alugue a sua sem sair de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.