Cama Hospitalar: Entenda as principais diferenças

Entenda quais tipos de cama hospitalar existem e qual o mais adequado para cada caso.
Entenda quais tipos de cama hospitalar existem e qual o mais adequado para cada caso.

O uso de cama hospitalar pode ser necessário para recuperar-se em casa após cirurgias ou tratamentos médicos, tendo assim mais conforto e liberdade no processo.

Idosos, acamados e pessoas com dificuldades de locomoção também podem se beneficiar com estas camas, pois o equipamento facilita o ato de subir e descer da cama hospitalar.

Outras vantagens apresentadas pelo uso de cama hospitalar são:

  • melhoram a circulação sanguínea;
  • reduzem a falta de ar;
  • previne quedas;
  • facilita o trabalho do cuidador, se for possível regular altura;
  • reduz o custo de internação, pois a pessoa estará na própria casa.

Entretanto, há diferentes tipos de camas hospitalares disponíveis. A escolha do equipamento deve ser feita considerando o estado de saúde da pessoa, suas necessidades e cuidados especiais.

Quais tipos existem?

Os modelos mais comuns de camas hospitalares são as camas manuais e as camas elétricas. Isso se dá porque as camas hospitalares permitem a elevação de determinadas partes do equipamento.

Por exemplo, é possível levantar a cabeceira da cama hospitalar para que a pessoa assista televisão ou leia um livro, ou elevar as pernas para incentivar o fluxo sanguíneo dos membros inferiores.

Camas hospitalares também podem ter dois ou três movimentos possíveis de elevação de diferentes partes do corpo. É importante avaliar as necessidades pessoais e de saúde da pessoa antes de escolher um modelo, pois há posições favoráveis para cada estado físico.

Por exemplo, posicionar os membros inferiores acima do restante do corpo favorece a circulação sanguínea nas pernas, coração e cérebro, enquanto que elevações de tronco permitem maior atividade pulmonar.

O espaço disponível no ambiente para a instalação do leito também deve ser levado em conta, assim como o tempo estimado de uso do equipamento e a necessidade de transferência regular do indivíduo (para uma cadeira de rodas, por exemplo).

Vale notar que todas as camas hospitalares vêm com manual de instruções abordando como configurar os movimentos possíveis e higienizar o aparelho adequadamente.

Camas manuais

Nesses modelos, as elevações são feitas girando manivelas localizadas no equipamento. Logo, são a melhor opção se não será frequente o movimento interno da cama hospitalar.

Camas elétricas

Também chamadas de camas motorizadas, esses tipos são mais práticos pois permitem acionar as elevações por controle remoto. Dessa forma, até a própria pessoa pode configurar os movimentos.

Colchões específicos

Certas condições de saúde, como problemas de pele, exigem colchões específicos para acelerar a recuperação e evitar o surgimentos de mais feridas.

O colchão pneumático ou colchão casca-de-ovo, por exemplo, exerce pressão em diferentes pontos do corpo, minimizando o surgimento de escaras (úlcera de pressão).

A pressão alternada é alcançada graças ao uso de um motor, e é importante atentar à voltagem necessitada pelo aparelho.

Já colchões de baixa perda de ar, além de também serem recomendados na prevenção de escaras, são ideais para queimaduras e manter feridas frescas e secas.

É possível também que camas hospitalares venham com colchões próprios, que podem ser ergonômicos, mais adequados para as inclinações do equipamento, impermeáveis e até, também, anti-escaras.

Outras mudanças

Pequenas diferenças podem surgir de modelo a modelo, tais como:

  • apresentação ou não de rodas, facilitando o deslocamento do equipamento;
  • inclusão ou não de grades laterais para evitar quedas, e se estas podem ser removidas para mover ou limpar a pessoa e a cama;
  • possibilidade ou não de regular altura.

Comprar ou alugar uma cama hospitalar?

Se sua necessidade por uma cama hospitalar for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.

A Loca Hospitalar aluga camas hospitalares, colchões pneumáticos com compressores, cadeiras de rodas e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.