Conforto para acamados: descubra os acessórios ideais

Pacientes acamados exigem atenção e cuidados especiais que podem ser potencializados com o uso dos equipamentos corretos.
Pacientes acamados exigem atenção e cuidados especiais que podem ser potencializados com o uso dos equipamentos corretos.

Quando falamos em acessórios ideias para auxiliar uma pessoa acamada, independente de sua patologia, estamos indo além dos seus pertences pessoais e de seu conforto

Nesse momento, é preciso pensar também na praticidade e autonomia que o usuário terá durante esse tempo em que está debilitado, até mesmo para auxiliar os cuidadores e enfermeiros.

Por isso, separamos uma lista com os acessórios principais que não podem faltar para que o paciente esteja em total segurança. Confira:

Camas hospitalares e grades laterais

As camas hospitalares trazem inúmeros benefícios para o acamado já que possuem as qualidades apropriadas e determinantes para o tratamento e conforto dos usuários e seus familiares em ambiente hospitalar e domiciliar.

Além disso, ainda promove a segurança do paciente e auxilia o trabalho do cuidador ou dos médicos, já que elas permitem a mobilidade do tronco e pernas do acamado com mais facilidade.

Junto às camas hospitalares, as grades laterais com ou sem protetores são importantes para a segurança e apoio na utilização do seu usuário. Essas grades normalmente têm um sistema de subir e descer para facilitar a entrada e saída da cama, além de uma trava para que o usuário não sofra nenhum acidente.

Algumas grades podem ser utilizadas também em camas comuns, desde que tenham a estrutura que permita sua instalação. Além disso, as grades laterais com protetores são utilizadas para evitar lesões causadas devido ao atrito do acamado com a grade, ou até mesmo para pacientes com problemas neurodivergentes.

Colchão Pneumático

Os colchões pneumáticos são muito importantes para pessoas acamadas já que, devido ao paciente passar muito tempo deitado, este pode sofrer de má circulação sanguínea. Consequentemente, lesões por pressão, as chamadas escaras, podem surgir.

Para evitar esse tipo de lesão, o colchão aplica diferentes graus de pressão em variadas partes do corpo, o que acaba minimizando os picos de pressão em zonas de risco, evitando que o paciente sofra.

Além disso, eles são flexíveis e impermeáveis, o que pode aumentar ainda mais a durabilidade do produto e sua conservação.

Escadinha

As escadas também são fundamentais para ajudar o usuário a subir e descer da cama, sendo ela hospitalar ou não. Elas geralmente têm dois degraus, que são suficientes para o padrão de altura dos equipamentos. Além disso, também contam com um material antiderrapante, para evitar acidentes.

Cadeira de banho

As cadeiras de banho, ou cadeiras higiênicas, também são cruciais no cuidado de pessoas debilitadas já que durante o banho podem acontecer inúmeros acidentes. Adicionalmente, o banheiro é um espaço que nem sempre conta com todos os apoios necessários para uma pessoa com a mobilidade reduzida.

Existem vários tipos de cadeiras no mercado e cada uma atende uma necessidade diferente, mas todas são extremamente importantes para que a segurança e o bem-estar do paciente não sejam comprometidos.

Suportes de Soro

Os suportes de soro são utilizados pelos pacientes que precisam estar sempre com a medicação intravenosa. Por isso, este equipamento conta com um encaixe para a medicação liquida.

Os suportes podem ser fixos, isto é, que encaixam diretamente na cama do usuário, ou podem ser totalmente deslocáveis, já que alguns equipamentos contam com quatros rodas, para que o paciente possa se movimentar levando o suporte junto a si.

Suporte de urinol

Dependendo da patologia, os acamados não conseguem utilizar o banheiro, por isso precisam usar os urinóis. Os suportes de urinóis, geralmente feitos de metal, têm um apoio que encaixa na estrutura da cama, sendo ela hospitalar ou não, facilitando assim sua utilização pelo paciente.

 

É muito importante que todos os esses equipamentos estejam limpos e conservados, além de serem de boa qualidade, para que não afete a sua utilização e seu funcionamento.

Hoje em dia, equipamentos hospitalares podem ser adquiridos de forma rápida e online, inclusive para alugar, sem a necessidade de investir na compra de aparelhos que serão utilizados apenas temporariamente.

Se você mora em Belém ou região Metropolitana e está precisando locar equipamentos hospitalares, entre em contato com a LocaHospitalar e alugue sua cama hospitalar, cadeira de rodas ou cadeira higiênica sem sair de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.