Manter os cuidados com cadeirantes são essenciais para que eles possam viver com o máximo de independência, com confiança, conforto e qualidade de vida.
Pois, sabemos que a dificuldade de locomoção e os desafios de acessar locais públicos já desgastam bastante as pessoas com deficiências físicas e seus acompanhantes.
Por isso, preparamos este artigo com cuidados essenciais com cadeirantes.
Conheça as limitações do cadeirante
Conversar com os médicos e especialistas do paciente é muito importante para saber quais são as reais condições do cadeirante, antes mesmo de decidir quaisquer medidas.
Em suma, esse momento é bastante delicado para o paciente, portanto ao questioná-lo sobre qualquer situação é importante ser respeitoso, para que ele não se sinta constrangido, cause estresse e desconforto.
Ao conhecer melhor as limitações do cadeirante você poderá ajudá-lo a ter mais conforto, segurança e confiança.
- Ofereça um ambiente adaptado
Portanto, após conhecer as limitações do cadeirante poderá realizar as devidas mudanças e adaptações em sua casa para que ele possa realizar suas tarefas diárias, sem a necessidade de pedir ajuda.
Dessa forma, os corredores devem ser suficientemente largos para que a pessoa consiga passar confortavelmente. Quanto menos móveis, melhor. Isso possibilita que a circulação ocorra com mais conforto.
Essas atitudes propiciam o máximo de independência ao cadeirante, de forma que ele possa dispensar ajuda para atividades básicas de rotina.
- Observe a maneira correta de utilizar a cadeira
Cada cadeira de rodas possui características diferentes e exige um tipo de manutenção. No entanto, alguns cuidados gerais de conservação são comuns a todas as cadeiras de rodas.
Ou seja, tenha um local adequado para guardá-la, portanto longe da chuva e muito sol. Procure mantê-la sempre limpa e livre de poeira que pode se acumular nos eixos e dificultar a mobilidade.
- Saiba escolher corretamente a cadeira
A escolha da cadeira de rodas vai depender de uma serie de características, por exemplo, o tipo de lesão sofrida, nível de mobilidade atual da pessoa, peso e altura e de seus hábitos.
Essas questões vão permitir uma mobilidade maior para o usuário da cadeira de rodas. Além disso, é necessário priorizar o conforto.
Assim poderá escolher a cadeira com a densidade adequada da espuma do assento. Se o apoio dos pés precisa de regulagem ou pode ser fixo, e apoio para cabeça.
Preste atenção também aos tamanhos das portas: há cadeiras que não passam por determinados locais por serem grandes demais.
Cuidados com cadeirantes na hora do banho
A dependência e falta de privacidade podem causar transtornos na hora do banho. Portanto, é importante termos muita paciência neste momento.
No entanto, realizar a higiene diária é fundamental para manter a saúde da pele, que nesse caso se torna mais propensa a problemas.
Além de lavar todas as partes do corpo, é importante analisar as condições da pele, que costumam ter assaduras, micoses e escaras.
Outro recurso que pode facilitar a hora do banho é a cadeira higiênica. Ela vai permitir que ele faça a sua higiene sem a ajuda total do assistente.
Agora que entendemos alguns cuidados essenciais para ter com o usuário de cadeira de rodas, vale ressaltar que isso é uma forma de proporcionar independência, conforto e qualidade de vida para o cadeirante.
No entanto, saiba que o mais importante de tudo é o respeito e paciência para lidar com esse momento delicado.
No mercado existem diversos modelos de cadeira de rodas, seja para passeio ou banho. Por exemplo:
- Cadeira de Rodas com Pneu Antifuro
- Cadeira de Rodas com Pneu Inflável
- Cadeira de Rodas com Pneu Maciço
- Cadeira de Banho até 120kg
- Cadeira de Banho até 80kg
Se você quiser saber mais sobre cada Cadeira de Rodas, CLIQUE AQUI e acesse nosso site e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!