O banho em idosos não tem como única vantagem a limpeza. Além dos benefícios higiênicos, o banho ajuda na circulação sanguínea e previne doenças, principalmente as de pele.
Dar banho em um idoso também permite ao cuidador prestar atenção a sinais e sintomas de alerta, como manchas, feridas, machucados ou comportamentos estranhos.
Entretanto, alguns idosos se encontram debilitados devido a doenças, cirurgias ou condições específicas de saúde. Por conta disso, podem apresentar fraqueza muscular ou imobilidade em alguns ou vários membros, o que dificulta na hora do banho.
Aqui vão algumas dicas rápidas de como dar banho em idosos debilitados:
Prepare o ambiente
Como idosos têm um sistema imunológico mais vulnerável, é importante fechar portas e janelas para limitar o fluxo de ar. Do contrário, a pessoa pode sentir frio ou mesmo adoecer.
Não é recomendado que o ambiente fique abafado. Se possível, sempre confirme o conforto do idoso e o priorize.
Atenção à água e aos produtos
Como a pele de idosos é mais sensível, é importante prestar atenção especial à temperatura da água e aos tipos de produtos utilizados.
Há xampus e sabonetes especiais para peles sensíveis que minimizam o surgimento de alergias. É recomendado também o uso de produtos neutros, pois cheiros fortes podem causar desconforto.
Banho em idosos acamados
No caso de idosos que precisam permanecer na cama, o banho não deve ser negligenciado. Além das vantagens citadas anteriormente, uma pele bem higienizada evita o surgimento de escaras, feridas de pele causadas por permanecer muito tempo sentado ou deitado.
É recomendado separar:
duas compressas de pano (uma para realizar a limpeza e outra para enxaguar o corpo);
duas bacias (uma com água morna e outra vazia para espremer o primeiro pano);
plástico ou capa impermeável que cubra todo o leito;
O ideal é começar o banho na cabeça, limpando o corpo de cima para baixo e encerrando nos pés. Não esqueça de deixar o idoso de lado para lavar as costas e a parte de trás das pernas.
Para lavar os cabelos do acamado, recomenda-se posicionar a cabeça sobre um encosto alcochoado. A bacia vazia deve ficar diretamente abaixo, aparando a água utilizada na lavagem.
Ao terminar o banho, posicione o idoso de lado e retire o plástico ou capa impermeável. Se possível, aproveite e troque o lençol de cama, pois esta é outra prática de higiene que previne escaras.
O banho é um momento oportuno para trocar fraldas e utilizar comadres ou compadres (penicos), visto que a limpeza está facilitada. Não esqueça de realizar a higiene genital do idoso sempre que realizar estes procedimentos.
Com cadeira higiênica
No caso de idosos que ainda têm independência o suficiente para irem ao chuveiro, mas não conseguem ficar muito tempo em pé (em recuperação ou mesmo sentindo fraqueza), é possível utilizar uma cadeira de rodas para banho, também chamada de cadeira higiênica.
Esse equipamento visa facilitar a ida ao banheiro por pessoas com dificuldades de locomoção e é produzido com materiais impermeáveis que minimizam infecções e outros desconfortos, podendo ser utilizados para usar o vaso sanitário ou tomar banho no chuveiro.
Para isso, basta posicionar a cadeira higiênica dentro do boxe ou próximo ao chuveirinho que será utilizado, e realizar o banho.
Comprar ou alugar cadeira higiênica?
Se sua necessidade por uma cadeira de rodas para banho for temporária, você não precisa comprar o equipamento, podendo apenas alugar por algumas semanas ou meses.
A Loca Hospitalar aluga cadeiras de rodas, camas hospitalares, andadores e outros acessórios de saúde para toda a grande Belém, higienizando adequadamente cada equipamento antes e depois da entrega.
Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e garantir o aluguel do seu!